sexta-feira, 25 de junho de 2010

A futilidade salva a sanidade (feminice extrema)

Bem amigos do blog mais doido sobre mestrado!
Haja coração amigo, porque a Copa do Mundo está ae, entrando na segunda fase!

Botaoteca - Instant Button Brasil sil sil

E em ano eleitoral o que os políticos mais querem é ver a gente falando da Copa e esquecendo deles hehehe
Bom, você deve estar pensando: essa dae hoje acordou revoltada.
Nem nem!! Eu gosto de futebol, embora o Campeonato Brasileiro tenha se tornado um massacre fora do campo e uma compra-e-venda dentro dele. Gosto de espírito de Copa, de gente se fantasiando, vendo jogo junto, a criançada animada. Negros e brancos juntos pulando e festejando no país do aparthaid. É lindo, de chorar mesmo. Me solidarizo com o Dunga (deixa o cara trabalhar!!!) e também apoio o Cala Boca Galvão!!!
Mas lamento ver que nesta época todo mundo é brasileiro. Que outros esportes recebem atenção tão menor, e pagamentos menores ainda. Que com tanta coisa acontecendo só se fala nisso. Existe um mundo depois da Copa, sabe?
Mas tirando isso, eu curto os jogos. O mais maluco é que nesta Copa assisti os 3 jogos quase sozinha. Explico: o primeiro eu assisti com a Taís (sempre juntas né miga?) e a prof. Edilene no laboratório delas (siiiim, eu fui trabalhar! Workalover total!). O segundo eu assisti sozinha em casa, devido a uma crise fortíssima de SII que me segurou uma semana de cama! Nunca tive uma tão violenta! (Sabina tem razão, tem gente me agourando!!!). E como eu ainda não tinha me recuperado totalmente, passei o terceiro jogo sozinha em casa de cama de novo!!! hahahahahahahahahahaahahahahahahah
E nessas de comer-dormir-banho-dormir-han?-dormir de novo (dá muiiiiito sono), fraquinha que eu estava, resolvi colocar todas as minhas futilidades em dia.
Internet, meu vício assumido. Todas as colunas da Revista Época, da Veja, da Istoé (ué cadê a futilidade? calma aí...). Filmografia da Audrey Hepburn com direito ao seriado da TV (ALELUIA!!! Fiquei 3 anos tentando baixar!!!). E blogs, muito blogs. Dos mais diversos assuntos. Humor. Ecologia. Filosofia.
Mas acabou. Fiquei sem blog para ver.
Daí quando acabou os assuntos sérios começou as feminices.
Moda. Esmalte. Esmalte. Esmalteeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!
Garotos, mesmo sendo uma feminice só, aguentem e leiam até o fim, please...
Não me faça colocar outro destes de novo...
Naquele momento eu descobria um novo vício que descobri ser o mesmo de muitas outras mulheres.
Aprendi a fazer a unha, os novos lançamentos, misturinhas, todo o know-how. Estou expert!!! E quem me conhece sabe que eu fazer unha, não morder cutícula, entender a diferença entre azul-jeans e azul-cobalto não foi meu forte durante 25 anos da minha vida de 26 hehehehehehehehehehe
O que seria chamada de futilidade se revelou algo muito sério: convivência e amizade.
Me chamou a atenção ver as leitoras dos blogs comentarem, trocarem receitas e fotos, mandarem recados umas as outras, sem briga, numa convivência amorosa entre mulheres que não se conhecem!
E as blogueiras são uns amores, gastam uma graninha ($$$$$$$$$$$$$$$) em produtos nacionais e importados, vão atrás de novidades, procuram patrocínios, pesquisam, assistem a tudo que passa, tudo para agradar as leitoras.
É tão bonito ver a auto-estima feminina estar em alta. A discussão é mais legal ainda quando engloba outras coisas. Exemplos: como os homens reagem à estética feminina, cobrança por qualidade de produtos, cuidados com a saúde, finanças e sustentabilidade (gasta um monte em esmalte e veja o que acontece...troque com quem quer trocar e seja mais feliz).
Eu li e ficava maravilhada com o cuidado que as garotas tem umas com as outras, uma troca saudavel que não vemos mais.
Daaaaaaaaaeeee...
Ontem fui no mercado comprar batata para fazer meio de cultura, e vi que as unhas da mulher do caixa eram muito fofas. Elogiei muito, porque era uma cor cheia de brilhinhos e duas faixas de cor diferente, em homenagem a Copa. E ela mesma quem fez. Ela ficou toda alegrinha, falando que apenas lamentava a gerência não permitir as mesmas cores que as que eu estava usando (azul profundo metálico). 
Cheguei ao laboratório e logo notei as unhas da Sabina (esmaltólatra eu? Imagine!). Estavam na cor azul-piscina. Uma graça. O mais engraçado foi ver o Bruno, meu estagiário, morrer de rir ao me ver perguntando para elas, porque ele sabe do meu vício e não acreditava que chegaria a esse patamar kkkkkkkk
A Sabina falou sobre a dificuldade em fazer unhas (luvas de látex são assassinas de mãos!) e me falou que a Mari tem esmaltes lindos, coisa que eu já tinha reparado, sei quando é ela de máscara e guarda-pó apenas pelas cores das unhas.
Aí me caiu a ficha.
Por mais futil que seja, essse pequeno adereço faz parte de quem a pessoa é. É parte da identidade. Por que a gerencia do mercado não queria cores diferentes? Porque refletem um gosto pessoal, e ali não há gostos pessoais, existem caixas de mercado. Usar uma cor igual faz de duas mulheres cúmplices em seus gostos. Um padrão seguido faz você achar que aquela mulher gosta disso ou daquilo, dependendo do que ela usa. Vermelho ela é ousada, rosinha é delicada. Será mesmo? Podemos ser quem quisermos, trocando a cor dos cabelos ou o estilo de roupa. Podemos adquirir o que seja: meiguice, ingenuidade, sensualidade, basta trocar seu visual. Será alguém diferente  mas será você!
E como ser alguém é importante hoje! Numa sociedade de massa, onde alguns aparecem, outros tentam sobressair-se e muitos querem mais é se esconder, saber o que gosta, o que não gosta, e ver outros do mesmo jeito faz você se sentir acolhido. Você é uma pessoa, e pode ser identificada de várias formas, só pelo que veste ou escolhe usar nas mãos! 
E como a futilidade é útil! Querendo ou não, às vezes tudo que queremos é informação para a massa, é não pensar, pois pensamos no trabalho, na família, nas contas a pagar. Quando aparece um jogo de futebol, um esmalte novo, um novo episódio bomba na novela, um novo jogo de computador, uma nova corrida de F1, nos desligamos deste nosso mundo e entramos em outro, perfeito porque não é nosso totalmente. Quem está lá não somos nós. Somos meros expectadores. E esquecemos de nós de vez em quando.
Problema surge quando a fantasia nos ganha e nos esquecemos de vez. Aí sim é futilidade ruim, perniciosa, um desvio de conduta.
Depois de pensar sobre isso, eu mordi a minha língua. Falava mal de novela (eu não gosto!), mas agora quer saber? Assistam mesmo se gostar. Gosta de vídeos do Youtube? Vai lá ver! Quer falar de esmalte? Venha! Ver seriados na Sony, Discovery Chanel? CSI? Beleza!
Mas não esqueça do resto! Dos políticos, do trabalho, dos nossos irmãos em Alagoas e Pernambuco (você já ajudou? NAUM????), do que precisa ser discutido e debatido. Afinal, isso não é fútil, é útil!
Beijos e até breve!
PS: para as garotas curiosas, o esmalte desta semana foi o Marinho da Colorama com cobertura transformadora Furta-Cor. Chique! Mas já troquei hehehehe descascou todo! (Malditas luvas de látex!!!).
PS2: para quem odeia vuvuzela (eu incluso!) e para quem gosta dela veja:
http://www.youtube.com/watch?v=R8JGhoVybkM
Morro de rir!!!
UPGRADE: Nossa pára tudo! Uma mulher me perguntou que esmalte eu estava usando hoje no mercado! O mais maluco é que era a cor mais xoxa que eu tenho, um cor-de-pele! hehehehe

4 comentários:

  1. Paty!!!

    Só tenho uma coisa a dizer: minha irmãzinha pintou melancias na unha da minha prima e fez um listradinho de roxo e rosa na mão dela mesma, para combinar com a roupa!!

    Ficou lindo demais!!!

    hehehehehe...

    Bjitos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não pinto as unhas! Nem tiro cutícula, de jeito nenhum. A não ser uma vez a cada doisa anos, mais ou menos,... em alguma ocasião especial. Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu post!Às vezes a gente entra no piloto automático,esquece de tudo...Isso acontece quando eu estou assistindo tv!
    Eu também não gosto muito de esmalte,uso às vezes!

    ResponderExcluir
  4. amiga
    conhece o azul azuleijo português??
    mix

    ResponderExcluir

Comenta vai!!! Por favor!!!