segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As diferenças dos sexos

"Acho que gosto de São Paulo
Gosto de São João
Gosto de São Francisco e São Sebastião
E eu gosto de meninos e meninas"
(Meninos e meninas - Legião Urbana)

Lembro até hoje o choque que tive quando, ao ler uma revista na década de 90 (uia, agora me senti veinha...), um reporter falava do frisson que causou este trecho desta música. Eu não entendi. Qual o problema de gostar de santo? E de meninos e meninas? Eu gosto de andar com qualquer um deles!

Na minha ingenuidade, não percebi sexismo, até ler o que foi escrito a respeito.

E eu não gostei. Diferenças de qualquer jeito são terríveis. Que o digam os negros, os indígenas, os homossexuais, as mulheres.

A semana passada eu lidei com duas situações que me fizeram refletir sobre o sexismo das coisas.
Esta eu andando de bike (a Moon!), quando passava pela ciclovia do Botânico. De capacete (protege e se faz respeitar), luvas (machuca as mãos sem elas), ia bem sossegada quando passou um carro.
E os rapazes gritaram: "Volta pra casa e vai fazer comida, bicicleteraaaa!!!!!"
O QUÊ?????
Eu não entendi. Quer dizer que eu, por estar de bike, eu estava ofendendo alguém? Que mulher não deve andar de bike? Que por eu estar usando outro transporte independente estava cometendo um ato ruim contra o meu sexo?
Machismo puro...
Notei aí algo interessante: nunca vi matérias de ciclismo profissional feminino! Só tinha visto algumas sobre provas de velocidade masculina, e cicloturismo com grupos de rapazes.
Será que só homens podem entrar em grupos de ciclismo? P
Para provar a mim mesma que não, entrei em sites dos grupos e surpresa! Quem comanda o Clube de Cicloturismo Brasileiro é uma mulher!
Mas não fiquei orgulhosa não. Fiquei com vergonha de me sentir bem por isso. Afinal, o ideal era a gente não se sentir mais ou menos bem por causa do sexo.
Lendo mais, descobri que a bicicleta foi uma arma da revolução sexual feminina. Tudo porque a forma de andar era considerada masculina (não se anda de lado, como quando andavam a cavalo...), e as mulheres tiveram que usar calças. Dae deu no que deu!!!

(sim!!!!!!!!)

Na mesma semana, tive outro exemplo de diferenças de sexos.
Estava eu a ler umas reportagens, quando vi uma que me deixou de queixo caído. Um rapaz processou uma mulher na Bélgica, sendo ela 7 anos mais velha que ele, acusando-a de ter usado o corpinho dele para se tornar mãe. A mulher e o rapaz saíram juntos, transaram e tal, e acabou. Muitos meses depois, ele encontra ela com um bebê...que era a cara dele. Bingo! Adivinha...ele processou-a não por não ter falado a ele e negligenciado sua condição de pai, mas por ela ter mentido a respeito do anticoncepcional, "com a clara intenção de usufruir do relacionamento para ficar grávida".
Eu acho que na verdade ele processou-a porque foi ferido no seu lado masculino...
Eu me recordei de um rapaz com quem saí anos atrás. Saímos, nos divertimos, tudo ótimo, um dia ele se volta pra mim e diz que não quer mais.
Por que? Perguntei. A resposta certa demorou, mas saiu.
Eu era demais.
????????????????????
Inteligente demais. Bonita demais. Esperta demais. Simpática demais. Alegre demais. Fazia dança do ventre. Cuidava do corpo. Me vestia bem. Me dava bem com todo mundo. Não era ciumenta.
Era demais pra ele!
Inseguro, ele me contou que não ia dar conta e preferiu correr (ele foi sincero demais).
Eu fiquei pasma. Passei a achar todos os homens covardes. Se eu estivesse com alguém demais, ia lutar até o fim por esta pessoa! A gente não vive atrás de pessoas perfeitas pra nós? Quando achasse uma, eu ia correr dela? Claro que não!!!!
Passei a tratar os homens com raiva. Se o rapaz demonstrasse medinho perto de mim, eu escrachava. Homens tem que ser corajosos!!!!
Claro que aos poucos, fui vendo que coragem não tem nada a ver com sexo, e me arrependi de agir assim. Na minha profissão, vi muito isso. Mulheres serem tratadas mal por quererem fazer trabalhos que exigiam força e agilidade, esperteza e coragem (trabalhos "masculinos"), e homens serem tratados de forma "alegre" por fazerem pesquisas que exigiam delicadeza com as mãos, paciência, quietude, olhos clínicos (trabalhos "femininos"). Barreiras foram sendo quebradas. Os homens acrescentaram seu raciocínio lógico e sua imparcialidade, as mulheres sua delicadeza e calma. Complementaram muito bem. O meio ambiente e as pesquisas agradeceram de joelhos!!!
Hoje, ainda há exemplos ruins em todos os lugares, todas as profissões. Que bom que alguns não vêem e seguem em frente!
Hoje, algumas pessoas ainda se assustam quando vêem a questão do sexismo. Eu noto que é muito forte. Existe diferença entre usar seu sexo como arma de subjulgar e exercer seu sexo com plenitude. Mulheres podem falar grosso e usar saias. Homens podem chorar e jogar rúgbi (eu não conheço jogo mais masculino que esse!). O que importa é o que a pessoa FAZ. Se ela entende de computação (né Fernanda?), ou usa o corpo como ferramenta de trabalho (né Wil?), qual o problema?
Problema é difundir que lugar de mulher é na cozinha e do homem é em cima de uma bicicleta!!!
E vou continuar bicicletando!!! hehehehehehehehehehehehehe
Beijo e até breve!!!
Ah quem quiser ler sobre a revolução da bicicleta na vida das mulheres (seja você homem ou mulher), vale a pena! é super interessante! veja aqui.
PS: refiz os testes com meu extrato...Adivinhem! Não funcionou!!! E eu ri! As coisas ficam diferentes quando a gente as vê diferente!!!

4 comentários:

  1. Cá estou eu, em casa, vagabundeando em plena manhã de segunda... Mas o que importa é que li o que escreveu e algumas coisas me vieram à cabeça:

    1. Somos, por mais que saibamos que isto não é legal, naturalmente preconceituosos. Mas, o pior mesmo é que acabamos usando nossos preconceitos pra discriminar, desmerecer e machucar;

    2. Como ainda é complicado lidar com as diferenças (de classe, de raça, religião, sexo, sexualidade, idade...);

    3. Somos mais animais do que gostariamos de ser! Os caras agiram, cheios de coragem, tal qual minha cadela covarde faz quando está com sua matilha;

    4. Minhas idéias ficaram confusas e não consegui chegar ao item 4 e nem ao 5 da forma que havia planejado no início (rindo um pouco).

    Beijão Ví!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!! Quanto tempo....Sabe que vim aqui deixar registrado que sempre leio seus posts. Gosto muito e me divirto também...Acho inteligente o que você escreve, a sua visão, o jeito de encarar as coisas! Adoro! Bjos. Lyana

    ResponderExcluir


  3. Eu acho que vc devia andar, ou melhor, pedalar de porte de uma buzina daquelas que se compra na Copa, manja? Dava uma buzinada nos manés e queria só ver, iam levar mó susto! haahuahauahau

    É, eu fiquei curiosa para saber como Wil ganha a vida
    O.O

    Bjo no coração, amo vc

    ResponderExcluir

Comenta vai!!! Por favor!!!