quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Afinal, o que é mestrado?

Muita gente comentou comigo que eu não estava escrevendo sobre o mestrado, que é a proposta deste blog. De fato, vou escrever mais sobre isso. Agora mesmo, inclusive.
A primeira coisa que as pessoas tem que saber sobre mestrado é que Mestrado é pós-graduação.Mas pós-graduação nem sempre é mestrado. Após a pessoa concluir a faculdade, vem a pós-graduação. Pode ser Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado ou Mestrado Profissionalizante.
A Especialização, como o nome diz, visa fazer o aluno ser especializado em determinada área do conhecimento que ele já tem. O Mestrado forma professores (mestres) na área de conhecimento que ele foca. O Doutorado forma doutores, que são altamente especializados. O Pós-Doutorado visa renovar e ampliar o conhecimento de quem já é doutor. O Mestrado Profissional vem a formar profissionais especializados na sua área, com conhecimento maior que o Especialista. Traduzindo: uma salada!

Dá pra tomar uma bera antes?

Normalmente, o Graduado fez um monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC). Eu aprendi que monografia você faz um trabalho simples, usando técnicas conhecidas, sobre o assunto que você estuda. O mestrando (profissional ou não) faz uma dissertação, onde ele trabalha com algo mais complexo, buscando algo novo, mas não tão específico e usando técnicas conhecidas também. O Doutorando faz uma tese, com tema extremamente especializado, usando técnicas de ultima geração ou já consagradas, buscando defender uma idéia inovadora ou encontrar algo que ninguém ainda achou. O Especialista faz uma dissertação também, mas bem mais restrita.
Como cada área é diferente, não posso falar por quem faz ciências exatas ou humanas. Mas vou dar um exemplo:
TCC: o aluno estuda ação de um extrato de uma planta sobre útero de rata.
Mestrado: o aluno verifica todo o mecanismo de ação do extrato sobre o organismo da rata, e se é tóxico, e onde se concentra.
Doutorado: o aluno verifica qual o composto ativo do extrato, sua ação celular, se outras formas de extrato agem parecido e porque.
Pós doutorado: o aluno aprende sobre novas formas de estudo de extrato, técnicas avançadas de verificação de ação e mecanismos sobre DNA.
Especialista: poderia fazer uma revisão sobre estudos já feitos sobre a planta.
Mestrado Profissional: faz a mesma coisa que o especialista, mas acrescenta propostas de uso da planta no mercado.
Ajudou né?
E ae você se pergunta: quanto tempo você tem pra fazer isso:
TCC: um ano a seis meses, depende da categoria escolhida.
Mestrado: dois anos
Doutorado: 4 anos
Pós doutorado: depende
Especialização: 1 ano
Mestrado profissional: dois anos, depende do programa.
Porém, dentro de cada programa nós temos disciplinas. Então, o que parece um tempão não é. No mestrado temos disciplinas focadas na área de atuação. A minha é Microbiologia, logo temos aulas de morfologia bacteriana, genética de microrganismos, micologia, virologia, etc. Cada programa tem disciplinas voltadas à aquilo que estuda.
Tá, mas e o mercado de trabalho? Em teoria, aquele que sai da graduação pode e deve ir direto trabalhar, porque tem condições pra isso. Entretanto, as faculdades variam muito quanto a sua formação, e os cursos variam muito entre si. Então, aquele que se forma em Administração não vai ter o mesmo destino de quem se forma em Odontologia. Ou o formado em Geologia não precisará fazer mais estudos quanto um formado em Fisioterapia ou Direito.
Mas como chegar até esse estágio? Bom, isso vou explicar no próximo post...té!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta vai!!! Por favor!!!