sexta-feira, 18 de março de 2011

Adaptação e mimetismo

Oi pessoas!!!

Desculpem a falta de notícias. Como vocês podem imaginar, mudanças dão trabalho!!! E a minha deu mais trabalho do que eu gostaria: móveis, caixas e mais caixas, roupa, itens pessoais...foi bastante coisa, e só ontem (isso mesmo, ontem) eu consegui colocar tudo no lugar...quer dizer, enfiei no armário para triar com mais calma depois hehehehehe
A adaptação aqui está por um lado fácil e por outro bem difícil. Eu e minha mamãe (ai que meigo) não morávamos juntas faz uns 5 anos, e para nós duas é período de ter jeito de cintura. Ceder sempre, às vezes brigar, mas vamos nos entendendo. Minha família também está se acostumando a minha presença todo dia, e eu mesma não sei o que pensar, afinal antes eu passava as noites em casa sozinha, e agora nem quando quero ficar um pouco só eu consigo hehehe
Aqui em Cascavel é muiiiiiiiiiito quente. Ao contrário de Curitiba, aqui tem bastante vento, o que aplaca o calor. Mas as temperaturas são mais altas, e percebo que sinto sede e suo mais que os outros. Além disso, tenho sentido mais fome e dormido mal. Questão de pegar o jeito, mas o trabalho rende pouco nestas condições. Percebi que os próprios cascavelenses sofrem bastante, imagina eu que estava a anos morando em uma cidade fria e úmida em boa parte do ano!
Por estes dias, tenho apenas encontrado minha família e um ou outro amigo. Não tenho tido tempo com a correção da tese para fazer um social nem ir na balada (sertaneja? hehehe). E nem quero, com este cansaço todo. Mas sinto falta de conhecer mais pessoas aqui e me inteirar do que a cidade oferece. Isso me deixa um pouco angustiada, sabe? Eu sinto uma enorme necessidade de me adaptar, mas não tenho conseguido nem mesmo dar conta de mim mesma. A qualificação para minha defesa foi tensa, fiquei exausta e meu corpo está sofrendo bastante.
Nestas de tenta isso e pensa aquilo, eu me dei conta que estava tentando seguir um modelo de adaptação chamado mimetismo. Vai Wikipédia e explica:
Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos, os modelos. Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração, textura,  forma do corpo, comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.
O mimetismo é comumente confundido com a camuflagem. No entanto, a distinção entre esses processos se dá pelo fato de que o mimetismo consiste na semelhança com um organismo em específico, enquanto a camuflagem ocorre quando determinado organismo possui um padrão de coloração semelhante ao seu entorno, dificultando sua detecção. Apesar de ser uma classificação um tanto subjetiva e sujeita a alguns casos intermediários, podemos perceber que mimetismo e camuflagem constituem estratégias distintas. No caso da camuflagem o organismo evita a detecção, enquanto no mimetismo o organismo é detectado, mas o organismo-alvo o confunde com outro.
Pois é, eu estou aqui me passando por turista. Curitibana.
E na verdade eu devia me camuflar e me tornar uma "cascavelense". Afinal, serei cidadã desta cidade...
Mas quem tem energia para se adaptar com este calor????? heheheheheheheeh
E assim, este post ficou curtinho! hahahaha
Beijos e até breve!

2 comentários:

  1. Ai ai, sei bem do q vc tá falando... Aqui tá difícil tb, especialmente pelo calor e ar seco! Sem contar mtassssssss outras coisas. Bosta de cidade, quero voltar pra minha terrinha!...
    Sorte ai, Paty, pra se adaptar! Vamos com força..

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivien, fico pensando se você morasse na minha cidade, onde a média é de 35 graus, e a na madrugada quando faz frio é 25.

    Abraços,


    Luis Antonio Mendes

    ResponderExcluir

Comenta vai!!! Por favor!!!