domingo, 27 de dezembro de 2009

O futuro da ciencia

Oi!!!
Feliz Natal atrasado!!
Daqui a pouco, 2009 será passado. O que foi feito em 2009, não.
Fatos podem ser esquecidos, mas não são apagados. Feitos podem complementar outros, ou podem simplesmente passar batido.
Hoje eu pensei sobre a ciência em nossos dias. Hoje, a ciência tem um sentido muito direcionado: melhorar a vida das pessoas. Estudamos bactérias para elimina-las ou fazer trabalhar para nós. Estudamos câncer para entender a maquinaria das células e impedir que essa doença faça estragos. Estudamos genética para manipular DNA.
Então, estudamos florestas e animais para que?
Essa é a pior pergunta que o ser humano faz. Animais e plantas não foram criadas para nosso serviço. Estudamos porque fazem parte de nosso mundo. E fazemos parte deste lugar também. Somo interligados em várias conexões.
Eu pensei sobre isso depois de ver o filme AVATAR, de James Cameron. Ele sim sabe fazer filme de atrair multidões! E este filme, claro, foi feito para atrair milhares. Mas também percebe-se algo a mais.
O filme é espetacular. Efeitos especiais, sonoridade...a história é meio manjada, mas não atrapalha. Mas acho que o que realmente me chamou a atenção foi o "chacoalhão" que James dá. E acho que alguns percebem de fato.
Aquele filme critica a sociedade. De modo sutil e cru, como seria necessário.
Como não se sentir mal perante uma tela exibindo a ganancia humana? Usando ciência para obter aquilo que deseja e é efemero, mesmo ao custo de uma vida? Ou de centenas de vidas? Como ignorar a parte que diz que nós já destruímos a nossa mãe terra?
Quantas vezes a ciência usou deste artificio? Defender que vai salvar pessoas, e matou outras?
Hitler fez isso. Testava ciência em prisioneiros. Outros utilizaram do conhecimento de indígenas, para obter drogas ao preço de suas terras e sua cultura. Outros exploram vários horizontes e possibilidades, mas ignoram para quem vai aquilo que fizeram. Será que aquele composto que tira a fome e ajuda a emagrecer é algo tão significativo quanto ajudar a quem tem fome?
A ciência é relativa. Uma pesquisa tem muitas facetas, boas e ruins. Mas a face do cientista é só uma. Eu, em meu mestrado, percebo que jamais devo trair meus ideais, por lucro fácil.
Quem paga a ganancia de hoje é quem nasce amanhã. Pense nisso quando defender o desmatamento de uma área, ou a pesquisa de um grupo seleto de pessoas. Ou quando for comprar algo que não precisa, só por prazer. Ou quando não perceber que você, seus pensamentos e suas atitudes, alimentam este planeta maravilhoso. Em um laboratório, um pessoa está trabalhando para melhorar as coisas. Todas as coisas, inclusive as ruins.
E que ano que vem olhemos mais a grama que cresce, e a sombra das árvores, e o canto dos pássaros. Não olhemos a falta de estacionamento, as folhas que sujam calçadas, o cocô do passarinho no carro. Olhemos a nós mesmos no espelho, e não vejamos celulites, espinhas, cabelos brancos. Vejamos mais sorrisos, mais brilho, mais alegria. E que vejamos, a cada pesquisa, um facho de esperança em um mundo onde os lideres não conseguem entrar em acordo, por temer perder dinheiro. De que vale ganhar dinheiro e não restar onde gasta-lo?
É...AVATAR mexeu comigo...adoraria viver naquele lugar. Mas não, não preciso. Sou humana, amo este lugar e vou trabalhar ano que vem por ele e pelos outros.
Tomara que todos façam o mesmo!
Beijos e feliz 2010!!!

2 comentários:

  1. Ví, eu li todos os teus posts. Estou com sds, amiga... Ontem eu ri muito lembrando da tua guitarra havaiana!!!!!
    Um ótimo 2010, cheio de realizações profissionais e pessoais! E desejo que, mais do que contato com a natureza, a humanidade possa se entender com o Criador dela, Deus!
    Bjo no coração
    Mix

    ResponderExcluir
  2. Ciência com um unico sentido?? "melhorar a vida das pessoas"... acho isso antropocêntrico e egocentrico... como a maioria das pessoas não-biólogas são... elas sempre se perguntam qual a função de determinado ser, o quanto aquilo pode ser util pra ela.... e acho isso um absurdo. Pra mim ciência é a arte do saber, estudar pra saber mais daquilo... se tiver aplicabilidade pra algum ser (homem, animal, planta, planeta) melhor ainda.
    Estudar animais é para protege-los da nossa ganancia, saber como o sistema funciona... se caso um dia acabar ou se se faz necessario uma relocação ou algo assim. Não é para ajudar a humanidade e sim eles mesmos, afinal de contas eles tem o mesmo direito de usufruir do planeta que nós... e nós somos o cancer do planeta, que estragamos praticamente tudo que tocamos por necessitar que tudo seja direcionado pra humanidade, incluindo a ciência!
    Gosto de ler seus comentários, sempre me fazer pensar e tenho abertura para expor o que penso e assim discutir idéias!
    Beijos e sucesso!!
    ps: sobre como encarar o ano novo e como olhar o mundo (com olhos melhores), concordo em gênero e espécie!! hehe

    ResponderExcluir

Comenta vai!!! Por favor!!!